domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - RS

Todo mundo consternado. Todo mundo chorando. Mas, as palavras de especialistas dizem que a tragédia poderia ser evitada. Dá para antever o que vai acontecer: Presidente(a) consternada presta solidariedade às famílias das vítimas. Ministro diz que vai sugerir legislação mais dura. Prefeito diz que vai apertar fiscalização. O dono da boate vai fugir. Promotor vai denunciá-lo por homicídio doloso. Porém ele vai se safar, acusando a empresa de segurança. A empresa de segurança vai dizer que sempre obedeceu todos os preceitos da lei e que os papéis estavam em ordem. Os oficiais dos bombeiros e agentes dos órgãos oficiais vão ser processados. Vão pagar os advogados com o dinheiro que arrecadaram das "ajudas de custo". Vão ser condenados a uns anos de cadeia e vão cumprir em liberdade ou vão sair depois de uns dois anos por bom comportamento e por progressão de pena.
Os parentes das vítimas vão criar uma associação, vão fazer cerimônias nos aniversários da tragédia e reclamar que ninguém, ainda, não terá sido responsabilizado.
Juristas vão sugerir leis para "corrigir" a "falha legal" e o Congresso vai aprovar leis draconianas que vão penalizar ainda mais os que já obedeciam as leis regularmente.
Outras tragédias como essa poderão acontecer, porque o que devia ser feito nunca foi e nunca será feito.
Brasil, um país (quase) de todos.

Nenhum comentário: