domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians campeão do mundo!

Ingleses torcedores do Chelsea, transtornados, retornam às suas residências, ao lado da estação de metrô. Perderam para um time desconhecido, em um torneio esquisito lá no outro canto do mundo. Corintianos, em êxtase retornam aos seus barracos de favela na periferia, de kombi e outros transportes "alternativos". Troquem Chelsea por Liverpool e corintianos por flamenguistas e teremos o mesmo cenário de 2012 em 1981. O que mudou? Os militares sairam do poder, tivemos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. De um e de outro temos discursos garantindo o quanto eles foram importantes e incrivelmente necessários.
Mas o que mudou?
A cor do fanatismo. Era vermelho e preto, agora é preto e branco. A pobreza, a ignorância, a violência, a miséria moral continuam no mesmo. Bote aí anos de cotas raciais, sociais e sexuais (essa última ainda não existe mas é uma questão de tempo). O brasileiro ganhou diploma universitário para poder pendurar nas paredes de seus barracos e depois morrerem baleados nas córregos de valas negras no meio da rua.
Porque eu não caio nesse papo de que esse surto de crescimento econômico, fruto de uma condição externa favorável, mais austeridade monetária, seja "criação de Lula". Para ser sincero, acho até, que os petistas perderam mais uma oportunidade de colocar o Brasil minimamente num caminho decente. Perderam seu tempo negociando cargos e votos com pe-ême-debistas e outros partidecos fisiológicos. Como o governo Sarney. A diferença é que Lula teve um governo anterior com gente sabendo o que estava fazendo com nossa moeda (quem acha que foi FHC, vai tirando o cavalo da chuva: foi Itamar. FHC também se aproveitou). Só por isso o governo Lula não foi pior ou tão ruim quanto o do Sarney.
Viva o Brasil! Salve o Corinthians. Se os brasileiros fossem fanáticos só no esporte, se os petistas fossem corintianos só no futebol...

Nenhum comentário: